Depressão, Ansiedade, Rotina, Tudo ao mesmo tempo agora…

Cuidado!! O mundo de hoje corre, e não dá tempo nem às crianças. Desde pequenas devem fazer inglês, espanhol, informática, natação, judô, balé,… Ao iniciar o Ensino Médio já devem pensar em que faculdade fazer para escolher o enfoque do 3o ano, tipo biomédicas. “Tenho que passar no vestibular” / “Só quero federal”… Está bom quando consegue concluir essa tão almejada faculdade. Da faculdade, pulamos para as especializações, sonhamos com um diploma internacional, cada vez mais exigimos de nós mesmos esse frenético investimento profissional. Na vida pessoal não é diferente. Temos que ser magros, faz-se loucuras por um corpo Gisele, e não só as mulheres, os homens estão cada vez mais vaidosos. Temos que ser bons amantes, bons pais, obedecer normas da sociedade, acordar cedo, malhar, cuidar da prole, trabalhar numa jornada mínima de 8h diárias, cuidar da casa, da economia doméstica, verificar se os filhos tomaram banho, escovaram os dentes, estudar pra não ficar ultrapassado, administrar e-mail, Twiter, Facebook, Instagram, se alimentar de forma holística, a moda agora é o ‘mindful eating’, dormir bem,…

Espera ai? Quantas horas tem o seu dia? O meu só tem 24h. Que horas você coloca as pernas pro alto, respira fundo, sem se preocupar com os afazeres, que tem pela frente?

Essa vida desenfreada pode trazer muitos males como problemas cardiovasculares, respiratórios, estresse agudo, depressão, burnout, entre outros. É claro que devemos valorizar coisas como uma comidinha saudável, fazer atividade física, cuidar da prole, mas devemos ter cuidado com os exageros, e principalmente com a vontade de atender a demanda da sociedade de forma “perfeita”. Pois podemos entrar numa roda viva, aumentar consideravelmente nossa ansiedade, colocando-nos em contato frequente com o sentimento de frustração, até por que não conseguiremos executar todas essas tarefas com louvor. Ai começa a derradeira: frustrados, tendemos a não dormir bem, a nos alimentar mal, interferindo no nosso humor, e como num efeito dominó, assistimos o nosso sonho de vida ideal se tornar um pesadelo, sentido ser incapaz, incompetente, feio, daí é um pulo para a depressão.

Como escapar desse precipício? Primeiro, faça uma lista de prioridades, tenha uma agenda com a qual possa contar, seja fiel a você mesmo. Nos momentos difíceis, faça um exercício de respiração (Lenta, Profunda, Pausada e Abdominal). É como a tia do Jardim de infância ensino às crianças: cheire uma flor e apague uma vela. Uns gole de água antes do exercício podem ajudar. Se precisar, não hesite em procurar um profissional para ajuda-lo.

Publicado em: junho 15, 2019

Compartilhe