Adolescência: o uso do “vaper”
A adolescência é um período de experimentação. O cérebro do adolescente está passando por transformações, sofrendo mudanças para tornar-se um cérebro adulto. Essas mudanças são as que mais nos interessam para entendermos um fenômeno comum entre os adolescentes: a busca pelo prazer, em especial, através das drogas.
São muitos os fatores que determinam o comportamento de experimentar. A maioria dos jovens acredita que usar um vaporizador causa pouco ou nenhum prejuízo para a saúde, tornando-o praticamente inofensivo.
Mas o que é o vaporizador, também conhecido como vape ou vaper? Trata-se de uma nova droga moderna, derivados do tabaco ou similares. O vaporizador consiste num aparelho eletrônico composto por uma câmara que é preenchida por um líquido conhecido como juice. Este é aquecido e, ao ser transformado em vapor, ingerido pelo usuário, tal qual a fumaça de um cigarro convencional.
Os aparelhos geram um volume grande de fumaça, maior do que o gerado pelos cigarros ou mesmo pelos narguilés.
É difícil saber como este hábito se desenvolverá e o impacto que será por ele gerado. Entre controvérsias, evidências de malefícios e benefícios, o que podemos concluir, sem sombra de dúvida, é a importância de se atentar para o consumo pelos adolescentes, com grande potencial de dano