Vamos falar sobre mães narcisistas?
Quando eu falo mãe narcisista as pessoas ja identificam pelo menos uma. Por favor, não julguem essa mãe, ela caiu em um “feitiço da vaidade”, ela não tem ideia do mal que ela faz a si mesma, e muito menos, aos filhos.
Normalmente, são extremamente ansiosas, querem que tudo saia da forma mais perfeita e acreditam que essa perfeição é possível. São candidatas a ter sérios problemas de saúde e adoecer seus filhos.
Como é lindo o filho apresentar o trabalho mais perfeito na escola, como é prazeroso ver o filho comendo rúcula, beterraba, beringela e poder mostrar pra todo mundo, como é fantástico o filho “ser bom em tudo que faz” balela, judo, violão, coral,… Com as redes sociais elas se acham pequenas celebridades. Está tudo lá, no blog, no instagram, no facebook,…
Se nesse pequeno trecho você si identificou, que bom! Isso significa que seu discernimento está disperso para o autocuidado e também para o seu filho, se você identificou alguma mãe assim, encaminhe esse post, quem sabe ela desperta também. Pode ser que uma psicoterapia ajude com bastante eficiência.
Sem perceber essa mãe acaba usando o filho como fonte de adoração e atenção. Quando essa mãe tem mais de um filho, se um deles não atingirem as expectativas, acabam dando privilégios ao filho “predileto” aquele que cumpre bem todos os papeis.
A mãe narcisista se sente segura quando os filhos atendem suas expectativas, caso contrario, sua auto estima cai e fica extremamente irritada, as vezes agressiva, com “as pequenas falhas” dos filhos.
Se você é adulto e sente que sua mãe foi uma mãe narcisista e que isso te trouxe muitos problemas emocionais, você não está só. É mais comum do que se pensa. Mas um processo psicoterapeutico pode te ajudar.
Só pra complementar, as mães são mais comuns de cair nessa armadilha da vaidade, mas os pais não são imunes, então também temos pais narcisistas.