Mindfulness – origem e aplicação
Em meados dos anos 70, Jon Kabat-Zinn, então professor emérito da Universidade de Massachusetts, resolveu tirar o conceito da atenção ou consciência plena de dentro do budismo e trazê-lo para dentro das universidades.
Um dos programas mais conhecidos dentro da Psicologia é o MBCT (Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness), formatado por Zingel Segal, Mark Williams e John Teasdale, baseado e inspirado no programa de Jon Kabat-Zinn, mas com um objetivo específico: a prevenção de recaídas na depressão. O estudo foi publicado no renomado jornal médico The Lancet, que afirmou que Mindfulness pode ser tão eficaz como a medicação antidepressiva para evitar recaídas na depressão. Pode ser aplicado também para diminuição do estresse ou mesmo para tratar a compulsão alimentar, ansiedade entre outras perturbações contemporâneas.
Uma grande questão é que essa técnica se popularizou de tal maneira que ficou acessível a qualquer pessoa, o que é muito bacana, mas ainda assim tome cuidado, se informe sobre o profissional que esta buscando.
Se essa técnica não for aplicada da forma correta, pode não trazer o resultado objetivado, e ainda, como muitos casos, ocorrer a grande recaída, tornando ainda mais difícil o tratamento da recuperação.